Kit com diversos brinquedos e objetos musicais para trabalhos de detecção da surdez, triagem auditiva em recém-nascidos ou lactentes até 24 meses. Poderá ser usado como método complementar de avaliação auditiva, independente da faixa etária, sempre que os métodos convencionais não forem suficientes.
Único no Brasil a oferecer padronização de resultados utilizando sons não calibrados, de espectro sonoro conhecido. E um protocolo de aplicação. Como utiliza intensidades fracas (38,2 dB NA) é um instrumento mais sensível que a bandinha musical que só possui emissores de média e forte intensidade (acima de 60 dB NA).
Para sua aplicação é necessário ambiente silencioso (<60 dB NA) e que o examinador possua treinamento no manuseio dos objetos, na postura da mãe e da criança e na interpretação dos resultados.(Livro Surdez na Infância- Diagnóstico e Terapia; Lemes,Valderez & Simonek,MC- 1996).
O método de aplicação foi validado em 1995 através da tese de Doutorado "Validação das respostas de Orientação ao Som em RN`s de alto risco" em 539 bebês, por Cristina Simonek - Fonoaudióloga, especialista em Audiologia - RJ.
Os objetos do Kit tentam reproduzir os sons ambientais de Fraca, média e Forte intensidade e a dificuldade em percebê-los determinando os graus da perda auditiva em Leve/moderada, Acentuada e Severa/ Profunda respectivamente.
Tal como os instrumentos da "bandinha", os emissores são de Amplo espectro (31Hz até 8Khz). Apesar da concentração de energia em determinadas faixas não recomendamos classificar instrumentos não calibrados, tipo "noisemakers" por Frequência .
A Intensidade mínima obtida é de 38,2 dB NA e a ausência de resposta ou a dificuldade de localização ou ainda um aumento significativo da latência, tempo de resposta, pode sugerir uma perda leve ou moderada, em geral proveniente de problemas na orelha média (Ex: Otite serosa etc...).
A Intensidade média é aproximadamente 61.1dB NA, faixa de conversação normal da fala. Sua analogia é com as Perdas em grau Acentuado , entre 55 e 70 dB HL (ISO,64).
Os Estímulos de Forte intensidade estão classificados acima de 78- 80 dB NA. São os mais apropriados para a obtenção das respostas Reflexas. Sua relação é com as perdas Severas / Profundas.
A Forma de aplicação para obtenção das respostas de orientação e Localização sonora, segue o preconizado por Simonek, Mc (1995) da intensidade mais fraca , para a mais forte. Se um indivíduo é capaz de localizar com precisão uma fonte sonora de fraca intensidade, com certeza será capaz de fazê-lo com intensidades mais fortes.
Este princípio não se aplica, se o examinador, só estiver testando as respostas reflexas, tipo Reflexo Cócleo-Palpebral, poderá se limitar a utilizar os objetos de forte intensidade.
A Validade / Aceitação das respostas segue o princípio de que para serem válidas, as respostas devem ser nítidas e claras, respostas duvidosas devem ser rejeitadas e a criança orientada para reteste.

AS RESPOSTAS QUE PODEM SER OBTIDAS COM O KIT AUDITIVO:

    • Reflexas (Reflexo Cócleo-Palpebral e Reação de susto ou sobressalto)
    • Atenção (Atitude de Escuta, Parada de Atividade, Arregalar fissura palpebral, Elevar sobrancelha, Franzir a Testa, Careteamento, Sorriso)
    • Localização(Virada rudimentar da cabeça, localiza ao lado, localiza indiretamente abaixo ou acima, localiza diretamente abaixo ou acima )
    • Orientação (Reação de busca com desvio ocular, desvio ocular com movimento da cabeça <45o, desvio da cabeça >45o)
    • Outras respostas (Modificação do ritmo da sucção, frequência respiratória, Movimenta membros, Cessa movimentos e choro)


É recomendável sua utilização nos programas de Triagem Auditiva Neonatal, associado aos métodos eletrofisiológicos. (
www.gatanu.org)
Quando utilizado como método único inicial, deve ser associado a aplicação do Registro de Alto Risco (Joint Committee on Infant Hearing, 94) e complementado em caso de resposta suspeita.
A Ausência de habituação ao estímulo acústico, respostas exacerbadas ou letárgicas dificuldade de localização, podem estar associado a desordem do processamento auditivo central.
A presença de resposta precisa e imediata aos estímulos de fraca intensidade deve ser interpretado em termos de resultado, da seguinte forma: Acuidade auditiva exibida é suficiente para a aquisição natural de grande parte da fala e da linguagem. Não é recomendável a classificação como Normoacusia utilizando somente o Kit Auditivo.
Segundo Costa, S.A. A maioria dos indivíduos com perda auditiva severa e profunda não apresentam reflexo cócleo palpebral, entre tantos sujeitos com perda auditiva em rampa, leve ou moderada apresentaram tal resposta. Alguns deficientes auditivos severo/profundo mas com limiares auditivos em algumas frequências em torno de 70-75 dB NA, apresentaram PCP somente para prato ou tambor, não apresentaram para agogô. (Anais do 17º EIA - 2002).
O examinador deve estar alerta para o parâmetro da Configuração das perdas auditivas, perdas auditivas com perfil em rampa podem passar desapercebidas. Bebês de Alto Risco necessitam obrigatoriamente de Acompanhamento audiológico até 24 meses, e complementação com métodos eletrofisiológicos.

 
NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA DO KIT AUDITIVO EMISSOR
EMISSOR
INTEN. (dB NA)
CLASSIFICAÇÃO
Chocalho Pézinho
38,2
Fraca
Chocalho Baby
38,9
Fraca
Sino Pequeno
62,1
Média
Chocalho Coruja
68,0
Média
Chocalo Bola Guizo
69,5
Média
Ursinho
76,0
Forte
Chocalho de Cabo
85,0
Forte
Agogô
95,1
Forte
     
EXEMPLO DA ANÁLISE ACÚSTICA DE UM ELEMENTO DO KIT III
  PEIXE
N ível de pressão sonora 86,8 dB(NA)
Classificação: intensidade forte
Forma de manuseio:
Segure pela barriga do peixe.
Pressione na forma de vai e volta.
Jamais as paredes da bola devem entrar em contato.
A saída de ar não deve estar voltada para a criança.

Distância:20 cm.
Análise Acústica

 



O novo Kit auditivo já está disponível!
Para mais informações entre em contato mandando um email pelo fale conosco ou pelo tel.: 21 2225-2668.

 
 
Home | Quem somos | Faça o teste | Exames | Processamento Auditivo Cerebral
Aparelhos Auditivos | Audição no bebê e na criança | Audiometria Ocupacional
Cursos de Aperfeiçoamento Profissional | Publicações | Novidades e Eventos | Links | Fale conosco
 
Audicenter Brasil
audicenter@surdez.com.br